VII CONECOTUR 2009

Integrantes do grupo de capoeira de Vitória e Retiro, participaram do Congresso Nacional de Ecoturismo em Aracruz no fim de novembro, e abaixo está o depoimento e fotos de Ludmila Marçal.


“Participar do VII CONECOTUR 2009 – Congresso Nacional de Ecoturismo foi muito BOM, pois foi um acréscimo de conhecimento, troca de experiência e reencontro de amigos da área, ainda mais junto com a participação e a companhia da Dani e da Roseane (do Quilombo).


Os dias que passamos juntas foram de muita troca de conhecimentos e de idéias para o Projeto: “O QUILOMBOLA: DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DA CULTURA E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, que está sendo desenvolvido na Comunidade de Retiro. Foi marcando presença neste evento, que nós tivemos contato com pessoas de várias localidades, e que houve uma troca de cultura onde foi nos demonstrado também suas experiências para o acontecimento do desenvolvimento de uma comunidade e a importância que se tem da participação de todos moradores locais e com o envolvimento destes, que só é de acréscimo.


Eu como turismóloga (formação) e Analista de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (profissão), junto com a Roseane (que está cursando o curso Técnico em Turismo) e a Dani que são da moradoras locais da Comunidade Quilombola de Retiro, observamos o que existe nesta comunidade nos dias de hoje, e começamos a pensar no que podemos acrescentar ao projeto acima, para fazer o melhor para todos moradores, aí repassar para os outros e juntos desenvolver o Turismo nesta região”.

Ludnila acrescenta: “Percebi que é preciso levantar a autoestima da comunidade. É trazer melhoras para todos”.

O ANO ENCERRA COM CHAVE DE OURO

Mais um ano de muita capoeira angola encerra, e na paz de Deus caminhamos para 2010.

No último fim de semana o grupo de Vitória se reuniu com o grupo do Rio de Janeiro para as comemorações de fim de ano, aniversário do Mestre (atrasado) e

a tão aguardada inauguração da nova sede do grupo na Fazenda da Grama, região serrana-RJ.

Foram dois dias de treino, roda e música. Batizando com muito axé a nova casa do Chaminé.
Todos de Vitória agradecem ao Mestre e família pela excelente recepção.
O lugar é realmente lindo, o tempo todo se ouve o canto dos pássaros. Isso quando não estamos fazendo um som com os instrumentos.

Valeu Chaminé!
Valeu angoleiros!

Até 2010!
Alguns flashes…

NAVIDADE
A todos desejo a lembrança da razão de tal celebração.
Desejo todo o simbolismo nela contido, toda significancia de seu principal protagonista .
Desejo o desejo de sempre buscarmos sua semelhança.
A semelhança contida no Pai de todos nós.
Que o desejo perpetue mesmo sabendo, ainda que não crendo, que tal perfeição nunca alcaçaremos.
Mas que seja viva a razão de todas nossas vidas unidas interligadas nesta e em outras galáxias.

AMOR

Convite

Queridos amigos (as) e parceiros,

Venho por meio desta, em nome da comunidade Quilombola de Retiro – Santa Leopoldina, convida-los para a solenidade que acontecerá esta sexta-feira, dia 04 de dezembro de 2009, ás 16:00 horas, no centro comunitário Quilombola de Retiro.

De acordo com notícias recentes divulgadas, oportunamente no dia de celebração da Consciência Negra na Praça Castro Alves o nosso Presidente, José Ignácio “Lula” da Silva teria:

“Assinado um acordo de cooperação e cultura, que institui a História da África nos currículos escolares. Com o governo do Estado foi assinado ato que institui benefícios às comunidades quilombolas. Mas o momento mais marcante foi a assinatura do decreto e o ato de entrega dos certificados feito pelo presidente Lula aos representantes das trinta comunidades quilombolas que foram contempladas com a posse das terras em diversos estados brasileiros. O presidente fez questão de entregar um a um, com direito a fotos e abraços”.

Jornal Tribuna da Bahia

O motivo histórico deste evento, e de muito orgulho para comunidade de Retiro, é que um desses títulos de terra pertence a uma comunidade Quilombola situada em Santa Leopoldina, Espírito Santo.

Das mãos do próprio Lula, o líder comunitário Wallace da Conceição recebeu a posse de terra, que nesta sexta-feira será entregue a comunidade pelo INCRA.

Em homenagem á este dia, haverá apresentação do grupo de atividades Afro-culturais composto por crianças e adolescentes da própria comunidade. Apresentando performances de Dança-afro, Maculelê e Capoeira Angola.

E no dia seguinte sábado, dia 05 de dezembro ás 8:00 horas, haverá Oficina sobre potencialidades turísticas com Leonardo e Arilson da Comunidade Quilombola de Monte Alegre.

Todos (as) autoridades, amigos e parceiros estão convidados para este evento histórico de nosso estado.

Venham prestigiar a comunidade!