O Resgate histórico vivênciado Dia-após-dia.

O Resgate histórico vivênciado Dia-após-dia.

Desvendando e aprofundando nos conhecimentos antepassados da comunidade de Retiro.

A segunda oficina de história aplicada pelo Dr. Osvaldo aconteceu no sábado dia 9 de julho de 2011. Os participantes da primeira oficina compareceram animados para mostrar o resultado das pesquisas que desenvolveram durante o período entre oficinas. Para as crianças mais novinhas ele havia pedido que desenhassem como imaginavam o Benvindo, inspirados em uma foto que tinha de um dos filhos do próprio Benvindo, chamado Jorge, que os mais antigos diziam se parecer muito com o pai. Os desenhos ficaram lindos e todos muito emocionados com o resultado e interesse das crianças. Algumas adolescentes ficaram de procurar fotos de avós, bisavós e até tataravós com os parentes mais antigos e procurar saber deles um pouquinho da história dessas pessoas.

Outros membros da comunidade aproveitaram o momento para perguntar mais curiosidades sobre seus antepassados com o Professor, que contou muitas outras histórias.

Esta segunda aula foi muito emocionante, houve até um lanche quilombola, cuzcuz de tapioca e bolo de aipim, preparado pela dona Filinha, figura antiga e ilustre da comunidade, e sucos naturais que a Rosi fez, sem falar do típico cafézinho.

E para ficar registrado não somente em nossas memórias, estes momentos foram registrados em câmera por mim, assim quem assistir os videos poderá saber um pouquinho mais das estórias e curiosidades dessa comunidade tradicional. Estamos editando e em breve estaremos postando esses videos e outros.

No próximo post, traremos notícias de como foi a 1ª Oficina de Teatro com a Atriz capixaba Suely Bispo e muitas novidades !